30 de mai. de 2012

Sai da Frente!


A história é mais ou menos a seguinte: uma família básica, meio estressada, -  o que hoje em dia é muito comum – recebe a notícia de que alguns parentes estão para chegar para passar o fim de semana. O problema é que são mais pessoas do que essa família imaginava, ou seja, não há lugar para acomodar a todos confortavelmente. Além disso, boas maneiras não são o forte da família visitante, o que causa situações engraçadas e embaraçosas, levando a família a um ataque de nervos.

SAI DA FRENTE!!!

PERSONAGENS:
                   Da casa:
§  Pai - Vítor;
§  Mãe – Fátima
§  Uma vovó com clássicos sinais de senilidade
Parentes:
ð  Alfredo (um cara tentando ser inventor)
ð  Benedita (uma ex-caipira tentando virar chique):
ð  Duas crianças brincalhonas, arteiras.
ð  Dois adolescentes que gostam de ouvir música alguns – ou muitos - decibéis acima do suportável.
ð   

Tudo começa na hora do almoço...(voz de narrador: “tudo começa numa sexta-feira”).. A vovó está tentando alcançar um pãozinho que está sobre a mesa, acaba escorregando, caindo, pede socorro. Fátima aparece, a socorre, pede ajuda a Vítor. Quando todos estão acomodados, começam a almoçar.
Toca o telefone..( sempre nessas horas, que saco!)

FÁTIMA: - Alô? Prima Benedita, quanto tempo que a gente não se fala! É, faz anos, mesmo... Como? O que aconteceu? A  reforma da casa está terminando e esse fim de semana vocês não tem para onde ir? Venham para cá. Não, o Vítor não vai se incomodar. Temos muito papo para por em dia.  Sim, claro. Conversamos melhor amanhã de manhã. Tchau, até mais.

Fátima volta para a mesa e explica que no dia seguinte a sua prima Benedita vai chegar, diz que é melhor arrumar a casa. . Chega a hora do remédio da vovó, que faz um escândalo enorme para tomá-lo.  
A vovó vai assistir tv, Vítor vai trabalhar e Fátima tenta dar uma geral na casa.
Voz narra – AS HORAS PASSARAM (musiquinha de tempo).... A NOITE CHEGOU....
Todos estão  assistindo televisão após jantar. Depois de um tempo, todos dão boa-noite e vão dormir, com exceção de Astrogilda, que quer assistir mais um pouco e acaba dormindo na sala. Mais tarde se ouve um barulho de batida na porta. Vítor acorda sonolento e vai ver o que é. Resmunga que acabou de deitar... abre a porta e dá de cara com a prima Benedita.

VÍTOR:  desculpe, nós não compramos livros  (fecha a porta na cara dos visitantes) – Benedita bate novamente, Fátima aparece e a reconhece.  

FÁTIMA:  - Ora, é mesmo você, Benedita?(assustada com o visual  da Bene) Como está diferente!
BENE. – Fátima,querida,quanto tempo!!!!!!
FÁTIMA: - Vamos entrando. Fique à vontade. 
BENE. -  Pessoal, vamos entrar, vamos!!!

Entram Alfredo, Benedita e apresentam os filhos adolescentes. Logo atrás entram os dois últimos..
FÁTIMA: - Vocês trouxeram mais gente?
BENE.  – Puxa, esqueci de avisar. Nós tivemos mais dois filhos. Mas eles são uns amores, não vão atrapalhar em nada.
Fátima quer ser agradável com as crianças:

FÁTIMA: Como vão vocês?

Os pequenos percebem a vovó na sala, olham um para o outro, dão um sorriso maroto, e gritam:  a vovó!!! Fazem a vovó tropeçar, são recriminados e todos se mobilizam para ajudar a vovó.Quando a situação se acalma, Fátima intervêm:

FÁTIMA:  Bem, vamos nos acomodar e dormir. Benedita e Alfredo ficam no quarto de hóspedes. Os maiores ficam na  salinha e os pequenos ficam dormindo no quarto das crianças.
BENE. -  Não se preocupem, ficaremos todos bem. Vocês nem vão sentir nossa presença!

Todos vão dormir.Logo os pequenos acordam e amarram a vovó, que foi esquecida na sala e dormiu na cadeira mesmo. Mais tarde, os adolescentes acordam para fazer uma boquinha e resolvem desamarrar e acordar a vovó.
A vovó acorda e começa a conversar com os adolescentes. Diz que também gosta de música e pede para que a escutem tocar um instrumento. A música é horrível, e acorda a todos. O primeiro a acordar é Alfredo, que faz o barulho parar. Quando se vêem em apuros, os filhos adolescentes escapam. Fátima e Vítor acordam em seguida, depois os outros. Fátima aproveita que todos estão acordados e serve o café da manhã. Não há cadeiras para todos, Fátima e Vitor pedem para a platéia passar algumas cadeiras. Quando tudo está pronto, as visitas comem tudo e não sobram nada para os donos da casa.Astrogilda tem um pãozinho, mas os filhos de Benedita roubam também este. Fátima fica horrorizada e diz que precisará comprar mais comida. Benedita diz que o dia está magnífico. Alfredo sugere que todos façam um passeio, e Vítor os guiará pela cidade, enquanto Fátima vai comprar mais comida.  Os filhos de Benedita resolvem ficar em casa mesmo.
Logo que todos saem, os filhos de Benedita se entreolham:

Filho 1: A casa...
Filho 2: ...está...
Filho 3: ...vazia!!!
Filho 4:    OBA!!!
Astrogilda: SOCORRO!
Filhos todos: FESTA!

 

 Todos resolvem apostar uma corrida de cadeiras entre um dos filhos e a vovó. O adolescente rouba a corrida e vovó acaba caindo no chão. Fátima aparece e fica apavorada. Pede quem foi que fez isso com sua mãe, os filhos de Benedita se acusam mutuamente e acabam apontando para a platéia. (alguém na platéia pode gritar: nem olhem para mim, eu, hein? Ou algo assim)

Benedita e Alfredo aparecem para ajudar..Vêm dois personagens com uma maca e tentam reanimar a vovó..  Só que vão embora com a bengala e deixam a vovó no chão.


Fátima e Benedita dão remédio à vovó(mais um escândalo) e todos vão almoçar. Quando o almoço é servido, os filhos de Benedita atacam de novo. Fátima não se contém e grita:

FÁTIMA: CHEEGAAA! Vocês parecem um bando de porcos! Não tem educação, etc....

 Todos começam a discutir e fica uma confusão tremenda. Enquanto isso, Astrogilda se prepara: veste um quimono, mimica uns golpes de arte marcial, e quando está pronta grita:

ASTROGILDA: Silêncio!!!! Agora, vocês vão ver!!!(vira para a platéia): Agora, vamos fechar as cortinas, pois as cenas a seguir são de extrema violência.

FECHAM AS CORTINAS

 Enquanto as cortinas permanecem fechadas, os personagens as balançam, arrastam cadeiras, gritam. Os pequenos  tentam sair, aparecendo na cortina, a vovó os puxa de volta.
 QUANDO AS CORTINAS ABREM, todos aparecem sentados, amarrados em suas cadeiras, ouvindo um sermão da vovó:

 Astrogilda: Vocês! Vocês não têm vergonha? (todos abaixam a cabeça) vocês que me derrubaram, fizeram uma bagunça enorme na casa, brigaram e principalmente... Me deixaram sem pãozinho!! ( vai dando sermão...) Agora eu vou soltar vocês...e quero essa casa limpa e arrumada! E o principal.... vocês vão ter que me dar  um pãozinho!

Astrogilda os desamarra. Todos se levantam e Alfredo toma a palavra:

 Alfredo: A vovó tem razão. Pedimos desculpas, e já vou tomar providências agora. Vocês (dirige-se pequenos) ficarão sem sair de casa por três meses. E vocês (dirige-se aos adolescentes), seis meses sem mesada.

Benedita:  E tem mais, vocês vão levantar agora e pedir desculpas a todos nesta casa.

Todos se desculpam. Ajudam a arrumar e limpar a casa.
Alfredo dá um superultra-mega pãozinho à Astrogilda como um pedido de desculpas.  Benedita diz que agora eles vão embora, pois prometeram passar o domingo na casa de uma outra prima. Os moradores da casa fingem um “já, tão cedo”... Todos se despedem e os visitantes vão embora. Fátima e Vítor respiram aliviados. (mais alguma coisa?).

FECHA E ABRE CORTINA, CUMPRIMENTO AO PÚBLICO...
    
FIM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?