24 de set. de 2011

ADB e sua história - Parte 2

Postagem Anterior


Hoje postaremos sobre as origens do Oratório Festivo em Rio Dos Cedros.

Consta na história de nosso município, que já em 1942 realizavam-se Oratórios Festivos, dirigidos pelo saudoso Padre João Baptista Delsale. Pessoas da comunidade lembram que o Padre reunia as crianças no salão que já havia ao lado da Igreja Matriz, que na época era de chão batido. Projetava filmes  em um grande lençol branco pendurado no palco, de forma manual (girando uma manivela). Haviam também atividades esportivas e culturais, como teatros e brincadeiras comuns, como pega-pega, esconde-esconde,jogos diversos; e eram oferecidas às crianças balas e pipoca, que as pessoas da comunidade levavam para que o padre distribuísse às crianças.
Após a saída desse padre, o Oratório cessou suas atividades, reiniciando-se anos depois, quando este mesmo padre retornou.
Em meados de 1979, o Padre Paulo Marconcini reiniciou o Oratório Festivo, com diversas atividades esportivas, sessões de cinema aos doimngos, patinação e outros. Porém, mais uma vez, com a saída desse padre as atividades cessaram.
Tanto na época do Padre João quanto na do Padre Paulo, e sob direção de outros padres, os oratórios festivos contavam com brincadeiras, orações e exibição de filmes.  Depois de vários anos, e mudanças na direção da Paróquia, os Oratórios deixaram de acontecer.

..............CONTINUA..........

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?