31 de ago. de 2011

ADB e sua história - Parte 1

Conforme prometido, iniciamos sob esse título uma série de postagens, recordando a história da ADB nesses quatorze anos de existência.
Hoje postaremos sobre as origens do Oratório Festivo

Para podermos falar do Oratório Festivo e sua finalidade, precisamos voltar no tempo. 

O ano é 1815. Giovanni Melchior Bosco nasce perto de Castelnuovo, na diocese de Turim.Teve uma infância sofrida. Aos dois anos,faleceu-lhe o pai.Viveu sua mocidade e fez os primeiros estudos com dificuldades, porém não se deixava  abater. Desde os mais tenros anos sentiu-se impelido para o apostolado entre os companheiros.





Sua mãe, que era analfabeta, mas rica de sabedoria cristã, com a palavra e com o exemplo animava-o no seu desejo de crescer virtuoso aos olhos de Deus e dos homens.








Maria Mazzarelo

Ordenado sacerdote em 1841, consagrou todas as suas energias à educação da juventude, para formá-la na prática da vida cristã e no exercício de uma profissão. Com essa finalidade, fundou as Congregações: Sociedade São Francisco Sales (Salesianos) e Sociedade Filhas de Maria Auxiliadora (esta última, juntamente com a Irmã Maria Mazzarelo, que dirigia um trabalho semelhante com meninas e moças) . Fundou as escolas e a editora Salesianas, escreveu diversos opúsculos para proteger a religião católica. 

São João Bosco ensinando meninos
Faleceu  no dia 31 de janeiro de 1888, sendo canonizado por Pio XI em 1934. Sua pedagogia era baseada na alegria e no amor e foi o autor do método preventivo, numa época onde prevalecia as punições e castigos físicos aos alunos. Preocupou-se com a educação e profissionalização, sobretudo dos jovens mais pobres. 
Daí ser proclamado Padroeiro da Juventude.


Inspirada nele, a juventude salesiana começou a promover os Oratórios Festivos. 

Conheça mais sobre São João Bosco e sua obra:
 Sites:

Dom Bosco Educador
Lepanto
Instituto Dom Bosco

Sites oficiais dos Salesianos:

http://www.sdb.org/ (mundial, com opção de idiomas); 
http://www.salesianos.com.br/(inspetoria em SP);
http://salesianosdobrasil.org.br/ (portal)


...........CONTNUA..........

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?